sexta-feira, 25 de março de 2011

TARIFA DE ÁGUA DEVE AUMENTAR 33,3% NOS PRÓXIMOS 4 ANOS


A EmpresaBaiana de Água e Saneamento (Embasa) definiu um planejamento que deveráresultar num reajuste de 33,3% na conta de água nos próximos quatro anos. Ameta é engordar os caixas da empresa para investir pesado em água e saneamento,com o objetivo de universalizar o acesso no Estado. O planejamento faz parte doplano de Revisão Tarifária Extraordinária da Embasa, que está sendo discutidona Comissão de Regulação dos Serviços Públicos de Saneamento Básico da Bahia(Coresab).
Para esteano, o reajuste proposto pela Embasa foi de 8,5% para as famílias que pagam atarifa social, específica para as residências que recebem benefício do BolsaFamília e a tarifa intermediária, para famílias com renda entre zero e cincosalários mínimos que estão fora do programa. Na tarifa normal, o aumento naconta de água deverá ficar em 13,8%.

Para as famílias que gastam mais de 10 mil litros de água por mês, a cobrançapassa a ser escalonada, de forma a evitar o desperdício. "Quem gastarmais, vai pagar mais", avisa o presidente da Embasa, Abelardo Oliveira.Cerca de 60% dos consumidores estão enquadrados nas tarifas social eintermediária e, por isso, terão um reajuste médio de 8,65%.

Na avaliação de Raimundo Filgueiras, comissário-geral da Coresab, a cobrança,além de fornecer os recursos necessários à ampliação do abastecimento, seráeducativa para o consumidor. "As pessoas procurarão reduzir o desperdíciode água, já que isso significará mais gastos", prevê o comissário.
Mesmo como valor do aumento praticamente selado, Raimundo Filgueiras explica que aCoresab vai avaliar a pertinência do reajuste e divulgar o valor oficial até apróxima sexta-feira, 25.
A Embasaatende hoje 11,5 milhões de pessoas em 356 municípios. O presidente da empresa,Abelardo Oliveira ressalta a importância do reajuste. "Temos que buscarrecursos para investir em novas obras", assinalou, ressaltando que asobras são realizadas com 50% de recursos próprios e 50% de terceiros."Mesmo quando a obra é com recursos federais, eles exigem acontrapartida", lembrou, destacando ainda que a Bahia, atualmente, tem amenor tarifa de fornecimento de água entre os estados brasileiros.
A meta dealcançar um reajuste de 33,3% nos próximos quatro anos foi definida após umestudo feito pela Fundação Instituto de Administração da Universidade Estadualde São Paulo.

Dicaspara economizar
Useaeradores (peneirinhas acopladas na saída de água) nas torneiras; reduza otempo no banho. Cinco minutos são suficientes; feche a torneira ao escovar osdentes; conserte os vazamentos assim que eles forem notados; use o balde paralavar o carro ao invés de mangueiras

Nenhum comentário:

Postar um comentário