quarta-feira, 30 de março de 2011

PROJETO DA CONTRATAÇÃO DE FUNCIONÁRIOS CONTINUA INDEFINIDO EM CANSANÇÃO

Plenário da Câmara de Vereadores de Cansanção

O poder executivo municipal enviou projeto de Lei à Câmara Municipal de Vereadores, pedindo autorização para contratar por tempo determinado 450 servidores.
O citado projeto está em discursão no plenário da Câmara há aproximadamente três semanas. Quando vários vereadores se manifestaram a cerca do projeto. Os 04 vereadores que fazem parte da bancada da situação: Adelândio (PT), Genivaldo Moura (PDT), Ví do Canário (PTN) e Zé do Cirilo (PT) defendem desde o início a aprovação do projeto sob a alegação de que os funcionários efetivos não são suficientes para atender a demanda dos serviços do município.
Já os cinco vereadores que compõem a bancada da oposição: Cirilo Damasceno (PSC), Júnior Cézar (DEM), Nelson Alcântara (DEM), Neviton Pereira (PR) e Riso (DEM) estão buscando entendimento com o poder executivo, afim de que os servidores que foram demitidos pelo atual prefeito em Fevereiro passado sejam readmitidos. Os citados  servidores são concursados e foram convocados em Setembro de 2010 pelo então prefeito Riso.

O vereador Cirilo Damasceno concedeu entrevista ao Programa Cansanção Notícias na Rádio Cansanção FM, na última terça-feira e dentre outros assuntos abordados, disse que votará a favor da contratação dos servidores por entender que o município necessita dos mesmos, e que o comércio está parado sem essa renda dos servidores municipais contratados.

Na última terça-feira (29) havia uma expectativa muito grande em torno da sessão da Câmara, em que seria colocada em votação o citado projeto. Diante do grande númetro de pessoas que compareceu ás proximidades do prédio da Câmara, a Polícia Militar e Civil reforçaram o policiamento afim de assegurar a ordem pública. Porém a sessão mais uma vez foi adiada para a próxima terça-feira (05 de abril) quando enfim deverá ser colocada em votação o Projeto de Lei que autoriza a contratação temporária de 450 servidores por parte da Prefeitura Municipal de Cansanção.

terça-feira, 29 de março de 2011

MORRE AOS 79 ANOS JOSÉ ALENCAR, EX-VICE-PRESIDENTE DA REPÚBLICA

Alencarpassou por várias cirurgias na luta contra o câncer desde 1997

Morreu às14h41 nesta terça-feira (29), aos 79 anos, o ex-vice-presidente da RepúblicaJosé Alencar, que lutava contra um câncer desde 1997. Segundo boletim médico,divulgado às 15h, o ex-vice faleceu em decorrência da doença e "defalência de múltiplos órgãos".
O corpodo ex-vice-presidente será velado a partir das 10h30 desta quarta-feira (30) noPalácio do Planalto, em Brasília.Inicialmente, o velório estará restrito aautoridades, mas, posteriormente, será aberto ao público. O corpo de Alencartambém será velado em Belo Horizonte, capital de Minas Gerais, na quinta-feira(31) pela manhã. O enterro também será em Belo Horizonte.
Alencarhavia sido internado em “condições críticas” na UTI (Unidade de TerapiaIntensiva) do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, na última segunda-feira(28), com um quadro de suboclusão intestinal, ou seja, parte do intestinoestava entupido em decorrência do câncer na região.
Osmédicos, no dia seguinte à internação, afirmaram que Alencar não passava maispor tratamento e estava sendo sedado para não sofrer. Com voz embargada, omédico Raul Cutait disse que Alencar estava "em um momento muito difícilde sua vida".

As idas e vindas do ex-vice ao Hospital Sírio eram constantes. Alencar tevealta hospitalar no último dia 15 de março, quando voltou para sua casa, em SãoPaulo. O ex-vice havia sido internado no dia 9 de fevereiro com peritonite,inflamação na membrana que reveste a cavidade abdominal. O problema foi causadopor uma perfuração no intestino.

Em dezembro do ano passado, o ex-vice-presidente deu entrada no Sírio-Libanêscom uma grave hemorragia no intestino. O sangramento, causado por um tumor naregião abdominal, foi posteriormente controlado pelos médicos por meio de umprocedimento chamado embolização.

O tratamento contra o câncer, doença que ele combatia há mais de uma década,foi retomado em janeiro, após ter sido suspenso devido a seu estado de saúde,considerado delicado.

O ex-vice-presidente passou por diversas cirurgias e sessões de quimioterapiapara combater tumores no rim, próstata e abdome, além de se submeter, semsucesso, a um tratamento experimental fora do país.

Devido à doença, Alencar optou por não concorrer a uma vaga no Senado naeleição de 2010. Ao anunciar a desistência, disse que não seria justo com oseleitores tentar uma nova candidatura.

- Sempre disse que só aceitaria examinar uma candidatura se eu estivessecurado. Eu me sinto curado porque estou muito bem, mas continuo fazendoquimioterapia e não sei se seria honesto colocar o meu nome como candidatofazendo a quimioterapia. E eu não posso parar com a quimioterapia.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a presidente Dilma Rousseff, muitopróximos a Alencar, estão em Portugal nesta terça-feira (29).

Natural de Muriaé, na Zona da Mata mineira, José Alencar Gomes da Silva foiviajante comercial, atacadista de cereais, dono de fábrica de macarrão,atacadista de tecidos e industrial do ramo de confecções. Ele completou 79 anosem 17 de outubro do ano passado.

Alencar era casado com Mariza Campos Gomes da Silva e deixa três filhos: JosuéChristiano, Maria da Graça e Patrícia.
 

Fonte: R7

segunda-feira, 28 de março de 2011

ASFALTO AVANÇA RUMO AO UAUÁ





Os primeiros quilômetros de asfalto da BR-235 já são uma realidade. As obras de asfaltamento avançam no sentido Bendegó a Uauá.

A partir de Bendegó já são aproximadamente 10 quilômetros com asfalto, as pontes ainda estão em andamento e trechos da BR ainda causam transtornos aos motoristas devido aos vários desvios, nada que possa tira o brilho dessa grande obra que deve alavancar o desenvolvimento da região nos próximos anos.

De acordo com o DNIT duas empresas estão trabalhando no levantamento técnico e reajustes orçamentários de projetos já existentes dos dois trechos restantes, que ligam Uauá a Pinhões e Pinhões a Juazeiro.

Fonte: Umbuzada.com

Confirmada a realização da CARAVANA DO LAZER em Nordestina


A `` Caravana do Lazer `` será realizada no próximo dia 9, durante todo o dia, com atividades esportivas sendo desenvolvidas na Praça Nove de Maio.
Segundo a coordenadora do evento, Professora Susi Docio, por ser a primeira caravana de 2011, `` Nordestina verá um considerável número de novidades. ``


Fonte: a folha de Nordestina (PASTOR RUY MATOS)
www.caravanadolazer.blogspot.com/

Em partida de 11 gols, Juazeiro vira e goleia o Ipitanga no Adauto Morais

Uma chuva de gols inundou o estádio Adauto Morais nesse domingo (27). Juazeiro e Ipitanga duelaram em partida válida pelo grupo da morte do Baianão 2011, e a equipe do Vale do São Francisco venceu o jogo com o placar mais elástico deste campeonato: 7 a 4. Além de golear, o Juazeiro se colocou entre os que permanecem na elite.

A lista dos que marcaram é extensa. Ailton abriu o placar para os mandantes. Rafael Baiano empatou e Sassá e Paco ampliaram para o Ipitanga. Depois foi a vez de Alan diminuir para os donos da casa. Átila marcou o quarto do Tucano, que não fez mais gols daí em diante.

Com o placar em 4 a 2 para o visitante, o Juazeiro iniciou a reação. Nesta ordem, Nino, Jean, Gustavo e Adriano marcaram para sacramentar a virada e fazer a alegria da torcida no Adauto Morais. Jean marcou mais uma vez e fechou a conta, fazendo o sétimo do Juazeiro e o segundo dele na partida.

Com quatro pontos, o Juazeiro é o segundo colocado do Grupo 5. Depois do tropeço, o Ipitanga, com três, amarga a lanterna do grupo e a ameaça de cair para a segunda divisão. Pela próxima rodada, os dois times reeditam o confronto em Senhor do Bonfim. A partida acontece no dia 3 de abril, às 16h.

Resultados dos outros jogos da rodada

Sábado (26)
Fluminense 1 x 0 Colo Colo
Serrano 1 x 0 Camaçari

Domingo (27)
Feirense 1 x 3 Vitória
Vitória da Conquista 3 x 0 Atlético
Bahia 3 x 0 Bahia de Feira

Por IBahia.com

LEI DE FICHA LIMPA


*Josemar Santana

AINDA HÁ MUITAS PENDÊNCIAS

A Lei Complementar à Constituição Federal do Brasil, nº 135/2010, de 4 de junho de 2010, conhecida popularmente pelo nome de “Lei de Ficha Limpa” alterou a também Lei Complementar à Constituição Federal do Brasil, nº 64/90, de 18 de maio de 1990, apelidada de “Lei de Inelegibilidades”.
Ambas estão sustentadas no §9º, do art. 14, da nossa Constituição, que estabelece: “Lei complementar estabelecerá outros casos de inelegibilidade e os prazos de sua cessação, a fim de proteger a probidade administrativa, a moralidade para o exercício do mandato, considerada a vida pregressa do candidato, e a influência do poder econômico ou o abuso do exercício de função, cargo ou emprego na administração direta ou indireta”.
Significa dizer, que além dos casos citados no art. 14 da Constituição Federal, como causas de elegibilidade e condições de inelegibilidade, LEI COMPLEMENTAR está autorizada a estabelecer “outros casos de inelegibilidade”, bem como, os prazos que essas condições cessam, terminam.
A Lei Complementar nº 64/90, trouxe mais casos de inelegibilidades, além dos contidos no art. 14, da Constituição Federal, mas não tratou diretamente da proteção aos casos de probidade administrativa, da moralidade para o exercício do mandato, com base na vida pregressa do candidato e, também, da influência do poder econômico ou o abuso do exercício de função, cargo ou emprego na administração direta ou indireta.
Para alcançar essa imposição constitucional chegou ao Congresso Nacional o Projeto de Lei de iniciativa popular, subscrito por cerca de 1 (um) milhão e meio de assinaturas de cidadãos, residentes em todos os Estados brasileiros e que resultou na aprovação legislativa e posterior sanção presidencial, da Lei Complementar 135/2010.
Até aí, tudo ocorreu como previsto na Lei Maior do país: a iniciativa popular se fez na forma estabelecida pela Constituição, a tramitação obedeceu às normas regimentais do Congresso e a Lei Complementar 135/2010 entrou em vigor na data de sua publicação, isto é, no dia 4 de junho de 2010.
A partir daí vieram os questionamentos sobre a sua constitucionalidade, principalmente, os seguintes:
A. - quanto à sua aplicação imediata, nas eleições de 2010, já que a Lei Complementar passou a vigorar faltando quase 4 (quatro) meses para a data das eleições gerais de 2010, o que é vedado pelo art. 16, da Constituição Federal que dispõe: “A lei que alterar o processo eleitoral entrará em vigor na data de sua publicação, NÃO SE APLICANDO À ELEIÇÃO QUE OCORRA ATÉ UM ANO DA DATA DE SUA VIGÊNCIA”;
B. - e quanto ao desprezo ao PRINCÍPIO DA PRESUNÇÃO DA INOCÊNCIA, que significa dizer, que todos os acusados serão considerados inocentes ou não culpados, até que uma sentença transitada em julgado, isto é, que não tenha mais recurso, seja prolatada, condenando o acusado.
O PRINCÍPIO DA PRESUNÇÃO DA INOCÊNCIA está disposto no inciso LVII, do art. 5º, da Constituição Federal, nos seguintes termos: “ninguém será considerado culpado até o trânsito em julgado de SENTENÇA PENAL condenatória”. É na expressão SENTENÇA PENAL que se apegam os defensores da aplicação das restrições impostas pela Lei Complementar nº 135/2010, para sustentarem que o trânsito em julgado somente vale para as QUESTÕES PENAIS (previstas na legislação penal), ficando de fora as QUESTÕES CIVÍS (responsabilizações por prejuízos aos cofres públicos, por exemplo), ADMINISTRATIVAS (práticas de improbidades) e ELEITORAIS (ofensas às normas eleitorais).
Considerando que OS PRINCÍPIOS são os geradores das NORMAS (leis, estatutos, etc), o próprio STF (Supremo Tribunal Federal), a nossa Maior Corte de Justiça, responsável pela interpretação da nossa Constituição, considera que o dispositivo contido no inciso LVII, do art. 5º, da Constituição Federal “É EXTENSIVO AOS DEMAIS RAMOS DO DIREITO”, não PODENDO FICAR RSTRITO APENAS À LEGISLAÇÃO PENAL , já que a própria Constituição impõe no inciso LV, do art. 5º que: “aos litigantes, EM PROCESSO JUDICIAL (entenda-se PENAL, CIVIL, ELEITORAL etc) OU ADMINISTRATIVO e aos ACUSADOS EM GERAL são assegurados o CONTRADITÓRIO( o direito do acusado mostrar que a acusação contra si não é verdadeira) e AMPLA DEFESA (tudo o que dispuser para se defender), com OS MEIOS E RECURSOS (buscar todas as instâncias do Poder Judiciário que existirem, para provar a sua inocência) A ELA INERENTES”.
Logo, enquanto houver MEIOS RECURSAIS, o acusado deve ser considerado inocente, em obediência ao PRINCÍPIO DA PRESUNÇÃO DA INOCÊNCIA, uma imposição típica do Estado Democrático de Direito, não devendo prevalecer qualquer decisão condenatória oriunda de TRIBUNAL REGIONAL, de TRIBUNAL DE CONTAS ou de CONSELHO DE CONTAS, de CÂMARAS DE VEREADORES, DE ASSEMBLÉIAS LEGISLATIVAS OU DO CONGRESSO NACIONAL, porque a nossa Constituição impõe o direito do cidadão se valer dos MEIOS E RECURSOS que estiverem ao seu alcance, mesmo porque, impõe o inciso XXXV, do art. 5º, da Constituição Federal: “a lei não excluirá da apreciação do Poder Judiciário a lesão ou ameaça a direito”.
Muitas outras questões deverão ser levantadas por iniciativa de interessados que se sentem prejudicados e o STF, agora, com sua corte completa (onze) Ministros, vai decidir todas elas, até definir a real aplicação da Lei Complementar nº 135/2010, que por enquanto tem duas questões bem definidas: 1 – não será aplicada para as Eleições de 2010, em observação ao disposto no art. 16, da Constituição Federal; 2 – será aplicada aos agentes públicos que renunciaram ou venha a renunciar a seus cargos, na tentativa de se livrarem de processos.

*Josemar Santana é jornalista e advogado

sexta-feira, 25 de março de 2011

FICHA LIMPA - DECISÃO DO STF NÃO ALTERA BANCADAS BAIANAS NO CONGRESSO NEM COMPOSIÇÃO NA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA



 “Na Bahia não haverá dança das cadeiras”,garante a assessoria do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA). A assessoraafirmou que a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de invalidar os efeitosLei da Ficha Limpa nas eleições de 2010 não terá reflexos nas vagas de baianosno Congresso Nacional nem na Assembléia Legislativa (AL-BA).
Issoporque o TRE-BA definiu antes do pleito do ano passado, por quatro votos atrês, que não aplicaria a lei de iniciativa popular. “A corte se baseou noprincípio constitucional de que uma lei não pode ter validade no mesmo ano noqual ela foi criada”, afirmou a assessora.


Candidatos aprovados no concurso da PM de 2008 devem ficar atentos às convocações




Até o momento, 4.261 candidatos foram convocadospara fazer curso de formação e exames pré-admissionais. Destes, só 2.813concluíram o curso de formação e já estão atuando.

Quem prestou concurso para  soldado da PolíciaMilitar em 2008 e está aguardando ser chamado para ocupar vagas, deve ficaratento às convocações.

Segundo a  Secretaria da Administração (Saeb),até a data de validade do concurso, 23 de julho de 2011, será concluída aconvocação, de acordo com ordem de classificação, para preencher as 3,2 milvagas definidas em edital.

Até o momento, 4.261 candidatos foram convocadospara fazer curso de formação e exames pré-admissionais. Destes, apenas 2.813concluíram o curso de formação e já estão atuando.   

Fonte: Secom

PONTO NOVO: NO TSE, MARCOS SILVA IMPÕE NOVA DERROTA A ANDERSON LUZ




Na noite de ontem, dia 24, o relator, MinistroAldir Passarinho Júnior, deu seu voto em relação ao processo REesp Nº2572-71.2010.6.00.0000, ‘Acórdão Negado provimento', aos recorrentes AndersonLuz, Nelson Maia e Deto Venancio, sendo seguido pelos demais ministros do TSEem Brasília, impondo um placar de 7 x 0. 
Na prática, com mais estaderrota, encerra a tentativa de Anderson Luz de voltar a assumir a prefeiturade Ponto Novo.
Anderson, foi eleito nas eleições de 2008 e foiacusado de prática de crimes eleitorais durante a campanha. Foi derrotado naprimeira instância na comarca de Saúde, recorreu ao TRE em Salvador onde tambémfoi derrotado e finalmente recorreu ao TSE em Brasília e novamente foiderrotado.
Com essa decisão, esgotam-se as possibilidades de recursos para o ex-prefeito Anderson Luz (PMDB) e Marcos Silva  (PR) continuará sendo o prefeito de Ponto Novo.
Eram 20:30 hs quando os primeiros foguetes ecoaramnos céus de Ponto Novo, foi a senha da decisão em Brasília e em poucos minutos,a praça já estava ocupada por aliados de Marcos Silva (PR), que comemoravam comfogos, de artifícios, músicas e muita alegria, que se prolongou até altas horas da noite.

Fonte: Arnobio Carneiro/Itapicuru FM

SAIU O EDITAL DO CONCURSO PÚBLICO DOS CORREIOS




A EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELÉGRAFOS – ECT, tendo em vista o dispostono inciso II do Art. 37 da Constituição da República Federativa do Brasil de1988, o §1º do Art. 34 do Decreto n.º 83.726 de 1979, e o Plano de Cargos,Carreiras e Salários (PCCS) de 2008, com atualização em agosto de 2010, tornapública a realização de concurso público nacional para provimento de vagas eformação de cadastro reserva no cargo de Agente de Correios

                                             Cargo:

AGENTEDOS CORREIOS – ATIVIDADE 1: ATENDENTE COMERCIAL
AGENTE DOS CORREIOS – ATIVIDADE 2: CARTEIRO
AGENTE DOS CORREIOS – ATIVIDADE 3: OPERADOR DE TRIAGEM E TRANSBORDO

                                            Vagas:

 ATIVIDADE 1: ATENDENTE COMERCIAL: 2.272 vagas+ cadastro reserva
ATIVIDADE 2: CARTEIRO: 5.060 + cadastro reserva
ATIVIDADE 3: OPERADOR DE TRIAGEM E TRANSBORDO: 1.014 + cadastro reserva

                                                
Remuneração:

 ATIVIDADE 1: ATENDENTE COMERCIAL:SALÁRIO-BASE: R$ 807,29.
ATIVIDADE 2: CARTEIRO: SALÁRIO-BASE: R$ 807,29.
ATIVIDADE 3: OPERADOR DE TRIAGEM E TRANSBORDO: SALÁRIO-BASE: R$ 807,29.

Inscrições: http://www.cespe.unb.br/concursos/correiosagente2011/
Taxa: R$ 32,00.
Horário:Será admitida a inscrição somente via Internet, solicitada no períodoentre 10 horas do dia 23 de março de 2011 e 23 horas e 59 minutos do dia 5 deabril de 2011, observado o horário oficial de Brasília/DF.

TARIFA DE ÁGUA DEVE AUMENTAR 33,3% NOS PRÓXIMOS 4 ANOS


A EmpresaBaiana de Água e Saneamento (Embasa) definiu um planejamento que deveráresultar num reajuste de 33,3% na conta de água nos próximos quatro anos. Ameta é engordar os caixas da empresa para investir pesado em água e saneamento,com o objetivo de universalizar o acesso no Estado. O planejamento faz parte doplano de Revisão Tarifária Extraordinária da Embasa, que está sendo discutidona Comissão de Regulação dos Serviços Públicos de Saneamento Básico da Bahia(Coresab).
Para esteano, o reajuste proposto pela Embasa foi de 8,5% para as famílias que pagam atarifa social, específica para as residências que recebem benefício do BolsaFamília e a tarifa intermediária, para famílias com renda entre zero e cincosalários mínimos que estão fora do programa. Na tarifa normal, o aumento naconta de água deverá ficar em 13,8%.

Para as famílias que gastam mais de 10 mil litros de água por mês, a cobrançapassa a ser escalonada, de forma a evitar o desperdício. "Quem gastarmais, vai pagar mais", avisa o presidente da Embasa, Abelardo Oliveira.Cerca de 60% dos consumidores estão enquadrados nas tarifas social eintermediária e, por isso, terão um reajuste médio de 8,65%.

Na avaliação de Raimundo Filgueiras, comissário-geral da Coresab, a cobrança,além de fornecer os recursos necessários à ampliação do abastecimento, seráeducativa para o consumidor. "As pessoas procurarão reduzir o desperdíciode água, já que isso significará mais gastos", prevê o comissário.
Mesmo como valor do aumento praticamente selado, Raimundo Filgueiras explica que aCoresab vai avaliar a pertinência do reajuste e divulgar o valor oficial até apróxima sexta-feira, 25.
A Embasaatende hoje 11,5 milhões de pessoas em 356 municípios. O presidente da empresa,Abelardo Oliveira ressalta a importância do reajuste. "Temos que buscarrecursos para investir em novas obras", assinalou, ressaltando que asobras são realizadas com 50% de recursos próprios e 50% de terceiros."Mesmo quando a obra é com recursos federais, eles exigem acontrapartida", lembrou, destacando ainda que a Bahia, atualmente, tem amenor tarifa de fornecimento de água entre os estados brasileiros.
A meta dealcançar um reajuste de 33,3% nos próximos quatro anos foi definida após umestudo feito pela Fundação Instituto de Administração da Universidade Estadualde São Paulo.

Dicaspara economizar
Useaeradores (peneirinhas acopladas na saída de água) nas torneiras; reduza otempo no banho. Cinco minutos são suficientes; feche a torneira ao escovar osdentes; conserte os vazamentos assim que eles forem notados; use o balde paralavar o carro ao invés de mangueiras